top of page

5 Dicas para criar cocktails em casa


pessoas com cocktails a brindar

Imagina o cenário: tu e os teus amigos, no conforto de casa enquanto toca uma música de fundo, com um cocktail artesanal na mão cheio de sabores incríveis. Se é possível? Claro que sim!


Criar cocktails em casa não é só para barmans profissionais e nós vamos provar-te isso mesmo. Combina a arte de fazer cocktails com a alegria de receber amigos em casa com estas 5 dicas que temos para ti.

1. CRIA O TEU KIT ESSENCIAL PARA COCKTAILS

kit essencial para criar cocktails em casa

Um bom barman não é nada sem as suas ferramentas, certo? Cria o teu kit para cocktails! Junta o pilão para triturares os teus ingredientes, o shaker para os misturares e a colher de bar para mexeres os teus cocktails.


Sem esquecer que a arte da mixologia (o estudo da combinação de ingredientes para um cocktail) assenta principalmente no equilíbrio entre os diversos sabores. Para isso, não te esqueças de juntar o medidor ao teu kit para garantir o uso de quantidades corretas de cada ingrediente.



2. DOMINA AS TÉCNICAS BÁSICAS

shaker cocktail

Se queres ser bom a fazer cocktails em casa, há uma arte essencial que tens que saber: para que serve cada técnica e como se faz. Pois hoje, nós resumimos:

  • Macerar: consiste em esmagar ingredientes frescos como frutas, ervas e açúcares para libertar os sabores essenciais e usa-se em cocktails como Mojitos ou Caipirinhas, por exemplo;

  • Agitar: consiste em agitar vigorosamente o cocktail dentro de um shaker por 10 a 15 segundos e usa-se principalmente em cocktails que contêm sumos cítricos, xaropes e licores (como Margaritas ou Piñas Coladas, por exemplo);

  • Mexer: consiste em mexer suavemente os ingredientes com uma colher de bar durante cerca de 30 segundos e usa-se em cocktails que são predominantemente à base de destilados (como Martinis ou Negronis, por exemplo);



3. SEGUE RECEITAS CONFIÁVEIS

cocktails receita

Se estás no início da tua jornada como barman de cocktails em casa, então inicia o teu caminho com receitas confiáveis e testáveis e mantém-te fiel à receita. Isso irá ajudar-te a entender as proporções e sabores que funcionam bem juntos.


Quando começares a ganhar confiança, poderás começar com pequenas variações para testar coisas novas e, com o tempo e muitos testes, começarás naturalmente a criar as tuas próprias versões de novos cocktails!



4. CAPRICHA NO GELO

cocktails gelo

Se pensas que os bares enchem os copos de gelo para economizar na bebida, enganas-te. A verdade é que, quanto mais gelo no copo, menor a superfície de contacto de cada pedra de gelo com a bebida. Consequentemente, mais tempo o gelo fica sólido e a bebida fica menos aguada.


Além disso, a temperatura ajuda à perceção do sabor e o gelo permite manter a temperatura fresca do cocktail. Cocktails mais frescos são mais refrescantes e têm sabores mais nítidos. Por fim, o gelo pode ainda ser usado de forma criativa para ajudar à aparência estética do cocktail.



5. REGISTA AS TUAS EXPERIÊNCIAS

cocktails caderno de receitas

Criar o teu próprio caderno de cocktails pode ajudar-te muito a aprimorar as tuas habilidades. Mantém o registo de tudo o que experimentas: desde os detalhes sobre os ingredientes que utilizas até às experiências que vais fazendo e notas sobre cada uma delas.


Podes incluir também outros detalhes como: datas das experiências (para um registo cronológico das várias tentativas), anotações de sabor (o que sentes em relação a cada aroma e sabor), ajustes (modificação de quantidades, novos ingredientes, etc.) e feedback de outras pessoas (o que cada um gostou mais e menos em cada cocktail).

copo para cocktail gin personalizado à mão

Levanta o copo e brinda! Pois estás agora pronto para iniciar a tua jornada pelo mundo dos cocktails em casa e impressionar os teus amigos com as melhores misturas de sabores.


O melhor de tudo? É poder fazê-lo em copos especiais personalizados à mão!

bottom of page